Ibraflor pede ajuda para garantir funcionamento de floriculturas

O Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura) encaminhou ofício ao presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Jonas Donizette, solicitando que ele oriente com urgência os prefeitos de todo o País para que validem a autorização do Governo Federal, permitindo a abertura e funcionamento das floriculturas e garden centers na quarentena.

Essa autorização consta do ofício do Comitê de Crise COVID-19, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lembrando que esses estabelecimentos são incluídos como de “atividades essenciais” por comercializarem produtos agropecuários. A orientação aos prefeitos é necessária, pois, apesar da abertura das floriculturas e gardens centers já estar autorizada também no Estado de São Paulo pela Secretaria da Agricultura, alguns estabelecimentos estão sendo multados e fechados no interior e litoral de São Paulo, mesmo com a apresentação de toda essa documentação.

De acordo com presidente do Ibraflor, Kees Schoenmaker, o prejuízo estimado para abril é de R$ 669,8 milhões para toda a cadeia. Até o final de maio, não havendo mudança no cenário, este déficit alcançará R$ 1,36 bilhão resultando na falência de 66% dos produtores e o desemprego de mais de 150 mil trabalhadores penas no Estado de São Paulo.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*