Header Ad

Categories

Most Popular

Most Viewed

Abastecendo o Brasil e fortalecendo o Canal Indireto

O atacado distribuidor é responsável por mais de 50% de tudo o que é comercializado no mercado de consumo mercearil nacional. Chamado de Canal Indireto – canal por onde são comercializados os produtos que abastecem os estabelecimentos que não têm volume para comprar diretamente da indústria fornecedora -, o setor atinge, com grande capilaridade e capacidade logística, localidades distantes dos centros produtores ou de difícil acesso.
São mais de 1 milhão de pontos de venda atendidos, suprindo os 5.570 municípios brasileiros de produtos de primeira necessidade como alimentos, bebidas, itens de higiene pessoal e de limpeza doméstica, entre outros bens de consumo não duráveis.
Responsáveis pelo fornecimento de 95% dos produtos vendidos no comércio mercearil independente (não ligado às grandes redes), atacadistas e distribuidores garantem o abastecimento de pequenos e médios supermercados e lojas tradicionais como empórios e mercearias, presentes nos bairros das pequenas, médias e grandes cidades do país.

ABAD

Criada em 1981, a ABAD tem hoje abrangência nacional por meio de 27 Filiadas sediadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O objetivo da entidade é zelar pelo desenvolvimento econômico, social e ambiental do setor, buscando aprimorar o relacionamento e a eficiência entre todos os elos do Canal Indireto: Indústria, Agentes de Distribuição e Varejo Independente.

Para atingir seus objetivos, a ABAD promove programas de capacitação, realiza encontros de alinhamento estratégico com a indústria, dá suporte técnico e jurídico para empresas associadas, desenvolve estudos para acompanhamento e identificação de tendências de mercado, oferece serviços para ampliar a eficiência e a competitividade das empresas do setor.

NÚMEROS DO SETOR em 2020

• Faturamento total: R$ 287,8 bilhões
• Crescimento real: +0,7%*
• Crescimento nominal: +5,2%*
• Participação no mercado mercearil: 51,2%
• Pontos de venda atendidos: 1,07 milhão
• Empregos diretos: 450 mil
• Empregos indiretos: 5 milhões
*Em relação ao ano de 2019
Fonte: Ranking ABAD/Nielsen

NÚMEROS DA ABAD

• Representatividade nacional com 27 Filiadas Estaduais
• 3 mil Empresas atacadistas e distribuidoras associadas