Nielsen: Mercearia Salgada

De acordo com levantamento da consultoria Nielsen, a cesta de mercearia apresentou crescimento de 12,3% entre janeiro e julho deste ano. Na subcesta de mercearia salgada, a categoria que mais contribuiu para o crescimento foi a dos salgadinhos para aperitivo, com expressivos 25,2% de alta.
Roberto Ohara, diretor comercial da Sakura, afirma que a empresa registrou um bom desempenho no primeiro semestre do ano. Como as categorias da cesta se encaixam em setores considerados essenciais e, por isso, puderam ser comercializadas normalmente durante a pandemia, o impacto positivo no ano passado foi grande. “A empresa experimentou um ano de alta na taxa de crescimento no varejo alimentar, muito acima da média histórica”, diz Ohara. O grande desafio que se apresenta, acrescenta ele, é manter o estímulo aos consumidores quanto ao preparo de refeições que possam trazer um momento prazeroso, com inovação de sabores e preparos.
Em se tratando de inovação de sabores, a empresa, de acordo com Ohara, lidera no País com o molho de soja Sakura e o molho de pimenta vermelha Kenko. Além disso, possui ampla oferta de produtos relacionados à culinária asiática. No ano passado foi lançado o molho de soja super premium, o Sakura Kin, que utiliza apenas soja, milho, água e sal e passa por um processo de fermentação de nove meses. “Sakura Kin é de sabor e aroma intensos e permite que apenas uma pequena porção transforme os pratos.”
Uma das inovações deste ano está ligada à preservação ambiental. Segundo Ohara, já foram lançadas embalagens PET recicladas em toda a linha de um litro. Gradualmente, a empresa espera migrar 100% do consumo de resinas PET nos próximos anos. “Estamos, com esta iniciativa, na vanguarda das empresas de temperos, permitindo aos consumidores uma alternativa de sustentabilidade.” Outro lançamento é a nova linha de molhos Barbecue e Ketchup orgânicos. Recentemente, a Sakura celebrou parceria com a empresa Dori, que lançou o Amendoim Japonês Sakura. Além disso, a empresa está ampliando a oferta de coberturas doces e licenciando a marca Hello Kitty.
No ano fiscal de abril de 2020 a março de 2021, a Ajinomoto do Brasil teve crescimento de 11% em comparação com o período anterior, segundo Juliana Caro, gerente de Trade Marketing da empresa. Parte desse desempenho veio de lançamentos como o tempero Sazón com versões inovadoras da linha Pipoca, que surgiu a partir de pedidos de consumidores, além das versões de menor desembolso. As linhas de caldo Sazón e de sopas Vono com redução de sódio também ganharam destaque junto aos consumidores. Outras novidades foram a linha Sazón Tempera & Prepara, específica para o preparo de pratos como frango à milanesa, hambúrguer e almôndegas, a Vono Chef Creme de Cebola Menos Sódio, os sabores de MID Laranja Doce e Limonada Suíça, além do Aji-Sal Churrasco Parrilla.
Juliana Caro afirma que, analisando o cenário macroeconômico, a empresa acredita na continuidade dos efeitos da pandemia nos hábitos do consumidor ao longo deste ano, com destaque para o canal digital. “É um setor em que temos investido bastante e já conta, internamente, com uma estrutura própria para desenvolver o ponto de venda.”
No momento, a empresa está concentrando os esforços na campanha “Somos Todos Esquadrão do Amor”, iniciativa da marca Sazón que distribuirá alimentos para instituições sociais por meio da plataforma Comida Invisível.

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