Checklist ajuda a reduzir gastos com a manutenção dos caminhões

Manter o funcionamento em perfeito estado da frota é obrigação do gestor de uma transportadora. O ideal é que, todos os dias, o checklist dos veículos seja feito para garantir que tudo esteja em ordem. É de responsabilidade do gestor um controle apurado sobre cada um dos veículos, assim como o histórico de manutenção e das trocas realizadas, como óleos, pneus ou mesmo a reposição de peças. “Qualquer detalhe pode ser primordial para a empresa, motorista e cliente, caso o caminhão apresente problemas no trecho. Isso passa, inclusive, pela checagem dos motoristas que estão dirigindo o veículo”, adverte Paulo Raymundi, CEO da Gestran, startup de software para transportes.

O checklist diário, feito de forma automatizada, garante veículos em melhor estado, reduz o número de caminhões parados por manutenção e os gastos com manutenções fora de hora. E, claro, aumenta os lucros da empresa.

A tecnologia pode ajudar a dar agilidade ao trabalho diário e que precisa ser exato. Já existem no mercado soluções para a organização dessa rotina. A Gestran, por exemplo, dispõe de um modelo que faz um “pente-fino” do veículo – tudo de maneira automatizada. Dentro da plataforma, isso ocorre no módulo chamado Gestão de Frotas. “A partir de um aplicativo, é possível fazer todo o checklist, checando os itens descritos e muitos outros. Sem precisar ficar usando complicadas planilhas e minimizando os esforços manuais”, explica Raymundi.

A ajuda tech evita erros, afinal, são tantos itens e detalhes que devem ser aplicados a cada um dos veículos da frota, que descomplicar o processo e torná-lo inteligente traz bons resultados.

Alerta

Alguns itens merecem ser revistos com maior atenção, para evitar prejuízos na estrada. Em um caminhão, se torna fundamental cuidar do “cavalo”, a força motriz do conjunto, e é onde as falhas podem ser mais observadas, sejam elas elétricas ou mecânicas.

“É importante checar a parte elétrica, como lanternas, se todas estão funcionando e se os modos ‘alto’ e ‘baixo’ estão ok. Também, a luz de ré, se está funcionando e se o freio está em perfeito funcionamento”, lista o CEO. Entram no checklist os alertas de painel; a validade da bateria; os retrovisores em bom estado; a validade e o nível do óleo do motor; o nível da água e o fluído do radiador; o óleo de freio; a sondagem sobre vazamentos de óleo e água; o freio de emergência em perfeito funcionamento; o estado das mangueiras; os filtros; e as condições dos para-brisas. “O estado dos pneus também é item valioso do checklist. Pneus sujos aumentam o consumo de combustível e o desgaste mecânico do caminhão, assim como rodar com a cambagem e pressão desreguladas diminui o tempo de vida útil dos pneus”.

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