Metaverso: Experiências imersivas

Embora o metaverso seja um ambiente em construção, várias empresas começam a surfar nessa onda, procurando maneiras mais eficientes de se comunicar com seus consumidores. São empresas que saíram na frente no Brasil, que acreditam nas inúmeras possibilidades que a nova plataforma oferece. Conheça aqui três experiências imersivas: dos chocolates Lacta, das sandálias Havaianas e do Atrium Shopping.

Testar e aprender

No Natal do ano passado, os consumidores dos chocolates Lacta ganharam um novo canal de compra, a loja virtual ambientada no metaverso. Theo Vieira, diretor de e-commerce da Mondelez Brasil, que detém a marca Lacta, conta que a ideia da iniciativa “é interagir com o consumidor de uma maneira inovadora, com maior proximidade e dinamismo, transformando o ambiente do e-commerce em um espaço interativo e divertido”. Quem visitou a loja na época do Natal pôde responder a um quiz para receber as sugestões de presente ideal para cada amigo ou familiar ou participar de jogos para receber descontos ou um prêmio especial.

Sem a necessidade da utilização de recursos adicionais, como óculos, o visitante ingressa no universo da marca, entrando em contato com todo o portfólio da Lacta e lançamentos dentro de uma loja totalmente interativa como se estivesse de fato fisicamente em uma. As compras realizadas no ambiente virtual são entregues em todo o Brasil. Theo Vieira afirma que a empresa está empolgada com os resultados até agora obtidos, como a maior interação do consumidor dentro da página, cerca de três minutos, e a taxa de conversão mais alta. “No Natal, tivemos taxa de conversão seis vezes maior do que no e-commerce tradicional.”

A Mondelez Brasil acredita que o metaverso chega para agregar uma nova camada de experiência ao consumidor e vai revolucionar o e-commerce que conhecemos hoje. “É claro que é sempre um desafio inserir um novo canal e manter uma boa experiência de compra, no que diz respeito às questões técnicas, por exemplo. Por isso, muitos testes são necessários antes de oferecermos esse recurso para minimizar o risco de rejeição e mantermos uma infraestrutura adequada.”

Com relação à possibilidade de a Mondelez Brasil criar ambientes virtuais para outros produtos da empresa, Theo Vieira afirma que o momento é de testar e aprender. “Esses pequenos aprendizados também são desafios para que elevemos cada vez mais o nível da plataforma. A Mondelez Brasil não apenas teve a liderança nos principais canais online como também sua participação no online é superior à sua participação no offline.”

Metaverso Social

A Havaianas começou a estudar as possibilidades e oportunidades do metaverso ainda em 2020. E, no começo do ano passado, lançou a primeira coleção de sandálias licenciadas Havaianas x Fortnite. A marca criou a Ilha Havainas dentro do jogo Fortnite, com três ambientes para ilustrar os três continentes onde o lançamento seria feito (praia, montanha e cidade). A ilha foi feita em formato de Havaianas quando vista de cima. A ideia, de acordo com Maria Fernanda Albuquerque, VP Global de Marketing da Havaianas, era de que os usuários conseguissem viver uma verdadeira experiência de Havaianas no mundo digital através do jogo.

Depois, em colaboração com Adhemas Batista, artista brasileiro radicado em Los Angeles, criou a coleção Felicidade, com cinco artes em NFT (token não fungível, uma espécie de certificado digital, estabelecido via blockchain, que define originalidade e exclusividade a bens digitais). As peças foram leiloadas e 7% do lucro líquido foi revertido para a Favela Galeria, um museu a céu aberto localizado em São Mateus, bairro da zona leste de São Paulo. Só uma arte, Happy Feet, foi arrematada por 0,28 Ethereum (a segunda maior crypto moeda do mundo), o equivalente a R$ 5.600 (cotação da época). Em maio deste ano, em parceria com a ONG Gerando Falcões, a Havaianas entrou no Metaverso Social, com ações dentro do game Favela X, disponível no Roblox, para divulgar a coleção Quebrada Cria, que existe no mundo físico e reverte 7% das vendas para os projetos da Gerando Falcões. A Ilha Havaianas e o jogo Favela X estão disponíveis para acesso e não requerem nenhum recurso adicional, como óculos de realidade aumentada.

Para Maria Fernanda Albuquerque, o metaverso é um ambiente favorável às transações comerciais. “Quando falamos dos games, é um mercado com alto potencial. Só no Brasil são mais de 82 milhões de jogadores e, dentro deste cenário, o Fortnite é um dos jogos mais populares. Estamos falando apenas dos games, que são a porta de entrada mais acessível para o metaverso. Se olharmos para as outras opções de atuação nesse universo, as possibilidades também aumentam.”

Encontro de Cosplays

Para iniciar suas operações no metaverso, o Atrium Shopping, localizado em Santo André, no ABC paulista, realizou o Encontro de Cosplays, uma reunião de pessoas que se fantasiam de personagens fictícios da cultura pop, com todos os acessórios. O evento começou no dia 7 de julho, simultaneamente em dois ambientes: no físico, dentro do empreendimento, e no virtual, através da plataforma Roblox. As pessoas puderam circular livremente pelo evento em ambos os espaços e nos dois mundos.

A experiência virtual e física trouxe painéis instagramáveis de universos com temáticas das séries Stranger Things, Mario Bros e Volta ao Mundo, além do Museu do Louvre e Torre Eiffel, em Paris, do Big Ben, em Londres, e da Torre de Pisa, na Itália.

“Buscamos maneiras de surpreender e trazer novas experiências aos clientes. Este encontro traz a possibilidade de o público conhecer o mundo virtual, que cada vez ganha mais adeptos, curtindo ao lado de amigos e da família toda a brincadeira do mundo real”, afirma Kalime Matos, coordenadora de marketing do Atrium Shopping. Ela acrescenta que, no momento, o empreendimento está avaliando a aceitação dos usuários para, posteriormente, estudar as necessidades de investimentos visando à criação de um ambiente favorável aos negócios.

Para ter acesso ao metaverso do Atrium Shopping é necessário criar uma conta na plataforma Roblox gratuitamente. Não é necessária a utilização de nenhum recurso adicional.

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