Comitês da ABAD trabalham em prol do setor

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Tecnologia e Inovação são as bases para a transformação digital. O Comitê tem a missão de apresentar soluções concretas e viáveis para que as empresas do setor possam ganhar competitividade e crescer. A partir de encontros, pesquisas, estudos e intercâmbios internacionais, o comitê produzirá farto material que será apresentado na Convenção Anual do setor e disponibilizado em todos os canais de comunicação da ABAD.

LÍDERES
Leonardo Miguel Severini – Presidente da ABAD
José Rodrigues da Costa Neto – 2º Vice-presidente da ABAD

COORDENADOR
Eduardo Terra – BTR Consultoria
eduterra@btrconsultoria.com.br

ESG

A agenda ESG é uma realidade com a qual as empresas terão de aprender a lidar. A partir de pesquisas e iniciativas inovadoras de sustentabilidade, o Comitê vai apontar caminhos para o setor avançar nessa pauta, mostrando que é possível promover e fortalecer as empresas por meio de um ecossistema mais diverso e inclusivo, cuidando do meio ambiente. Os insights produzidos pelo Comitê serão apresentados nos eventos do setor.

LÍDERES
Leonardo Miguel Severini – Presidente da ABAD
José Luis Turmina – 1º Vice-Presidente da ABAD

COORDENADOR
Dr. Alessandro Dessimoni – D&B Advogados (SP)
dessimoni@dba.adv.br

JURÍDICO

O Comitê Jurídico da ABAD, que iniciou suas atividades em setembro de 2021, tem como objetivo levar aos associados informações sobre as decisões tomadas nos âmbitos dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário que afetam o dia a dia do setor e promover um grande debate com associados e filiadas sobre esses temas, além de compartilhar conhecimento e experiências. O Comitê realiza reuniões mensais virtuais para detalhar os temas jurídicos, abrindo espaço para sanar dúvidas dos participantes. As reuniões são gravadas e ficam disponíveis no Canal da ABAD no Youtube.

LÍDERES
Leonardo Miguel Severini – Presidente da ABAD
Juliano César Faria Souto – Vice-Presidente da ABAD

COORDENADOR
Dr. André Blanco – D&B Advogados (SP)
blanco@dba.adv.br

PROFISSIONAIS DE VENDAS

O objetivo deste Comitê é promover capacitação técnica e comportamental da força de vendas do setor. O programa de treinamento de vendedores TREINAVENDAS traz um enfoque comportamental com apresentação de ferramentas de negociação e vendas. Para os coordenadores de vendas, foi desenvolvido o programa PDL VENDAS (Programa de Desenvolvimento de Lideranças em Vendas). Desde 2020, a coordenação do Comitê tem levado aos times de vendas os conceitos de formação do Times de Vendas 4.0, equipes familiarizadas com as novas ferramentas tecnológicas e cada vez mais focadas na venda consultiva e no relacionamento com o cliente varejista.

LÍDER
Leonardo Miguel Severini – Vice-Presidente da ABAD

COORDENADOR
Prof. Jair Santos – Professor e palestrante
palestrante@profjair.com.br

LOGÍSTICA

O Comitê Logística é resultado da parceria entre a ABAD e a ABRALOG (Associação Brasileira de Logística), duas entidades profundamente ligadas às questões que afetam o dia a dia da logística nas empresas do setor atacadista e distribuidor, visando buscar soluções eficientes para os gargalos logísticos e disseminar as melhores práticas, gerando conhecimento e, principalmente, redução de custo ao longo da cadeia de abastecimento. O Comitê é composto por profissionais e empresas do setor associados às duas entidades, sob a liderança e coordenação conjunta da ABAD e da ABRALOG. Para atingir seus objetivos, o Comitê Logística poderá desenvolver atividades como reuniões, criação de grupo de estudos específicos para temas relevantes, visitas técnicas nas empresas, workshops regionais, palestras, seminários e geração de conteúdo para publicação em periódicos do setor.

LÍDERES
Leonardo Miguel Severini – Vice-Presidente da ABAD
José Luis Turmina – 1º Vice-Presidente da ABAD
Pedro Francisco Moreira – Presidente da ABRALOG

COORDENADORES
Marcio Frugiuele – Diretor Executivo da ABRALOG
marcio@abralog.com.br

Dr. Alessandro Dessimoni – D&B Advogados (SP)
dessimoni@dba.adv.br

CANAL INDIRETO

O Comitê Canal Indireto, atuando em parceria com a indústria, busca desenvolver a eficiência e as boas práticas do mercado mercearil. De 2015 a 2017 teve o papel de conhecer, ajustar e definir conceitos e padrões para cada modelo de negócio do Canal Indireto nacional (ver figura 1).
A partir de 2018, o comitê se mobilizou para construir em conjunto com a indústria uma estratégia alinhada entre os elos da Cadeia de Abastecimento. Os encontros foram divididos em três frentes de discussão: desafios comerciais enfrentados (PRESENTE), tendências de mercado para as relações comerciais (FUTURO) e, finalmente, como se preparar (TRANSPOSIÇÃO).
Em 2022, o Comitê se reuniu para compilar iniciativas tecnológicas no processo de digitalização, focando em dois questionamentos principais: Como iniciativas digitais podem potencializar o canal indireto? Como podemos priorizar as diversas iniciativas possíveis?
Por meio da uma mandala (ver figura 2), foi construído um mapa da digitalização que vai muito além do e-commerce. Trata-se de um conjunto de ferramentas e iniciativas que trazem valor quando integrados com os processos das diversas áreas da empresa, percorrendo vários aspectos diferentes da operação.
No debate, foram mapeados mais de 30 (trinta) iniciativas de transformação digital tocando múltiplas áreas da empresa. Desse total, 6 (seis) cases de sucesso foram selecionados para serem apresentados na Convenção do setor em junho.

LÍDER
Leonardo Miguel Severini – Presidente da ABAD

COORDENADORES
Nelson Barrizzelli – Pesquisador da FIA
barrizzelli@agcintl.com

Roger Saltiel – Integration Consulting
rsaltiel@integrationconsulting.com

Oscar Attisano – Superintendente Executivo da ABAD

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*