Análise Cestas | Higiene e Beleza

Com um crescimento de 6,4% no ano passado, de acordo com o levantamento Atualização do Varejo Moderno Brasileiro produzido pela consultoria NielsenIQ, a cesta de higiene e beleza deve boa parte de sua performance ao canal farma cadeia, onde ela cresceu 12,9%, resultado superior ao do cash & carry. O farma cadeia representou, em 2021, 39,3% do faturamento da categoria. Na opinião de Daniel Asp Souza, gerente de relacionamento com o varejo da consultoria, o farma cadeia acaba sendo o canal procurado quando a compra é de uso pessoal como xampu, cremes, enquanto o cash & carry atende às necessidades do consumo familiar.

Papel higiênico, sabonetes e absorventes externos apresentaram os maiores crescimentos. As quedas estão relacionadas ao afrouxamento das medidas de isolamento para conter a disseminação do coronavírus. Durante a pandemia, antissépticos para a mãos tiveram um grande crescimento, assim como a tintura para cabelo, já que o consumidor levou o salão de beleza para casa. Com a abertura do mercado, houve uma queda na compra da tintura, e o antisséptico é encontrado em praticamente todos os estabelecimentos.

O Grupo Alyne Cosméticos atua há 36 anos no segmento de higiene e beleza em todo o Norte e Nordeste do País. De acordo com Talles P. Vieira, assessor de marketing, o destaque da empresa é a linha capilar Alyne, com produtos específicos para cada tipo de cabelo, que usam ativos de grande aceitação e possuem fragrâncias exclusivas. Neste ano foram lançados 16 novos produtos, entre eles a linha de xampus masculinos para cabelo e barba Alyne Men e, em breve, deverá ser lançada a linha de Deo Colônias Alyne Conexão Paris, com fragrâncias exclusivas e embalagens modernas.

Talles P. Vieira afirma que 2022 está sendo bastante desafiador, “mas para o segundo semestre esperamos um crescimento em vendas e participação de mercado.”

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