Entrevista | Júlio Campos: Pelo empoderamento do pequeno varejista

Catarinense de Itajaí, Júlio Campos atuou por mais de 30 anos na Unilever, onde entrou como trainee e chegou ao posto de vice-presidente de vendas. Há cerca de dois anos, deixou o emprego para criar o Compra Agora, um canal de vendas voltado ao pequeno e médio varejo. No ano passado, o empreendimento faturou R$ 4 bilhões. Até julho deste ano, já registrava crescimento de 42%. Um dos pilares que alicerçam o Compra Agora é a crença de Campos de que a tecnologia tem que ser colocada a favor das pessoas e contribuir para uma sociedade mais igualitária e inclusiva. Nesta entrevista ao Anuário ABAD, o CEO do Compra Agora fala do que aprendeu do seu relacionamento com o pequeno varejo, dos problemas que esse segmento enfrenta e como resolvê-los e dá a receita do sucesso. Leia, a seguir, a entrevista.

Anuário ABAD – O senhor deixou uma carreira bem-sucedida de 30 anos na Unilever para se dedicar ao Compra Agora, um site B2B voltado ao pequeno e médio varejo. O que o motivou a dar essa guinada na vida profissional?
Júlio Campos –
Falando um pouco sobre minha jornada profissional, fiquei 34 anos na Unilever, dos quais 24 eu fui membro do board do Brasil e da América Latina. Decidi dar uma guinada na minha vida profissional para investir em um momento único, de olhar para um novo horizonte de possibilidades, criar, descobrir, aprender e, acima de tudo, sonhar e realizar. Senti que era o momento de encarar novas responsabilidades e embarcar em um novo projeto, podendo desenvolver uma cultura colaborativa, humanizada e baseada em um forte propósito desde a gênese da organização. Escolhi um novo destino para continuar espalhando valores que considero essenciais para o mundo baseados, sobretudo, no conceito de ESG (environmental, social & governance). E tem sido incrível superar os desafios dessa jornada com propósito e vulnerabilidade.

Anuário ABAD – Como surgiu e como funciona o Compra Agora?
Campos –
Nascemos de uma das maiores corporações de bens de consumo do mundo, a Unilever, como Compra Unilever. Nosso objetivo, ainda em 2016, era criar um canal alternativo de compras e relacionamento com o pequeno e médio varejista, disponível 24X7. Ao longo da jornada, percebemos que o movimento de usar tecnologia e inteligência de dados para interagir e transacionar com esses varejistas faria muito mais sentido se fosse multi-indústrias, aumentando a relevância dentro da cesta do varejista. Foi assim que, há quase dois anos, em 2020, fundamos o Compra Agora, um dos maiores hubs B2B do Brasil, com foco em fazer o negócio do pequeno varejo próspero e perene. Uma ideia que nasce do pioneirismo da área comercial de uma das maiores empresas de consumo do mundo, se torna independente e que os anos de pandemia potencializou seu crescimento. O Compra Agora faz parte da GRO Next Technologies, empresa de tecnologia em que a Unilever é majoritariamente investidora, baseada em Singapura e com operações em 10 países na Ásia e América Latina. Essa empresa compartilha objetivos e valores, buscando sinergias em gestão e tecnologia, sem deixar de preservar particularidades de cada mercado. O Compra Agora já nasce como um ecossistema sólido (R$ 4 bilhões de faturamento) que envolve a indústria, distribuidores e provedores de soluções/conteúdo em nome do fortalecimento e perpetuação da relação entre o pequeno e médio lojista e seu cliente.

Anuário ABAD – Faturamento de R$ 4 bilhões em 2021. Para este ano, previsão de crescimento de 25%. Como o senhor analisa esses dados?
Campos –
A nossa perspectiva de crescimento para este ano está pautada na nossa operação, que já está bem madura, somada à aceleração de outras indústrias que crescem cada vez mais e à chegada de distribuidores que têm nos procurado também com o intuito de desenvolver uma operação cada vez mais eficaz e produtiva. A partir desse ponto, contamos com um número cada vez maior de varejistas comprando mensalmente na plataforma e vemos um crescimento consistente. Já batemos a meta estabelecida (até julho registramos 42% de crescimento) e estamos trabalhando para fechar o ano de 2022 com números robustos.

Filho de médico e dona de casa, Júlio Campos é graduado em engenharia mecânica. Permaneceu por mais de 30 anos na Unilever, onde iniciou como trainee e chegou à cadeira de VP de vendas. Por acreditar que a tecnologia tem que estar a favor das pessoas e contribuir para uma sociedade mais igualitária e inclusiva, criou o Compra Agora. A empresa, que faturou R$ 4 bilhões no ano passado, tem ESG e Capitalismo Consciente incorporados em seus valores, buscando impactar positivamente o varejo e as indústrias

Anuário ABAD – O que o senhor aprendeu no seu relacionamento com o pequeno varejo?
Campos –
Entendemos que o pequeno varejista tem uma vida muito atribulada por conta do que precisa executar. Ele precisa vender, organizar gôndolas, conversar com o consumidor, comprar os produtos… Assim, pensamos em como produzir algo para simplificar a vida dessa pessoa, para que ela possa ter flexibilidade e prosperidade em seu negócio. Para nós, é importante oferecer produtos que possam melhorar o seu dia a dia e que façam sentido para seu comércio e consumidor. Além disso, em pequenos municípios, por exemplo, ter um ponto de venda significa trazer prosperidade para aquela região. Pensando que hoje temos mais de 450 mil clientes cadastrados na plataforma – nossa ambição é chegar a 1 milhão – imagine em quantos pontos estamos gerando prosperidade? São pequenas cidades, municípios e bairros que estão prosperando com a gente. Tudo isso acaba oferecendo para a população um saldo ainda mais positivo, pois não será necessário sair de sua região para encontrar tudo o que precisa. Outro ponto é que possibilitamos que esses varejistas ofereçam mais produtos, diversificando sua cesta de ofertas. Assim, seus clientes acabam ficando ainda mais fiéis e no bairro, fortalecendo ainda mais a economia local e consequentemente do País.

Anuário ABAD – Quais os maiores problemas enfrentados pelo pequeno e médio varejo hoje? Como resolvê-los?
Campos –
O pequeno e médio varejo ainda possui inúmeras questões relacionadas a abastecimento, gestão, recursos etc. e precisa de suporte para que possa continuar se desenvolvendo. Para preencher essa lacuna surge e se consolida o Compra Agora, um ecossistema que reúne os principais players da indústria e uma vasta gama de distribuidores em um site que oferece os melhores produtos para os pequenos varejos de todo País, com condições especiais. Acreditamos que no Compra Agora o crescimento do negócio vem respaldado por uma história de responsabilidade e integridade e é parte de um propósito de alto impacto social e econômico: o fortalecimento do empreendedorismo local e dos benefícios à comunidade. Ao ajudar os varejistas em seus processos e os abastecendo com informações relevantes, contribuímos para o desenvolvimento do seu negócio, naturalmente alavancando o empreendedorismo local. Um ponto muito relevante é que utilizamos a tecnologia a nosso favor e a favor dos nossos clientes, pois entendemos que é por meio dela que também conseguimos nos aproximar e facilitar sua rotina, os ajudando a se desenvolver em um mundo que hoje é digital. Nós possibilitamos que o pequeno e médio varejo compre bem, administre bem e venda bem. Por meio da nossa plataforma somos capazes de oferecer uma variedade de informações distintas capturadas de seus hábitos de compras, ofertas especiais etc. Trabalhamos todos os dias para que seu negócio cresça e se desenvolva, e as soluções de nosso hub começam por permitir o empoderamento desses varejistas, possibilitando maior liberdade e autonomia para comprar as principais marcas do mercado com nossos canais de comunicação e compra disponíveis 24×7, aproximando o varejo da indústria e dos distribuidores.

Anuário ABAD – Por força da pandemia, a digitalização deu saltos inimagináveis há dois anos. Porém, muitos varejistas ainda trabalham apenas no mundo físico, sem interação com o virtual. Como motivar essa parcela de empreendedores a se modernizar, conquistando mais clientes?
Campos –
Entendemos que a tecnologia, como um todo, é um grande aliado na otimização e administração do negócio e buscamos levar esse conhecimento e possibilidades aos nossos clientes. O Compra Agora consegue unificar, ainda, marcas e indústrias de diferentes segmentos que compõem uma cesta e mix mais diverso de produtos, atendendo de forma mais eficiente e levando as melhores soluções para as principais dores dos nossos clientes. Na prática, o processo de digitalização de todas as etapas do pequeno varejista reunidas na plataforma garante vantagens exclusivas, capilaridade e agilidade para transformar o mercado do varejo. Ao fazer o cadastro para a compra, por exemplo, utilizamos dados de CRM que determinam o perfil de cada loja com uma oferta maior de tabelas de preços, promoções, crédito e referências customizadas para aquele perfil. Além disso, a otimização da tecnologia é uma tendência que já vinha crescendo na sociedade e acelerou ainda mais com a pandemia. A tecnologia não está só na plataforma, mas também nos produtos de dados entregues através delas, nos canais de comunicação, no crédito ofertado, no maior volume de inteligência em base de dados, nos produtos financeiros, no programa fidelidade e em praticamente todos os outros benefícios que oferecemos aos nossos parceiros.

Anuário ABAD – A inflação tem derrubado o poder de compra dos consumidores. Que estratégias o senhor aconselha para driblar esse problema?
Campos –
Perante o cenário atual, é preciso oferecer soluções para empoderar o varejista para que ele possa se desenvolver e oferecer as melhores ofertas aos seus consumidores. Temos alguns serviços que contribuem para esse desenvolvimento, ajudando a comprar bem, administrar bem e vender bem. Contamos com uma oferta de crédito mais ampla e democrática. Reduzimos o número de lojistas sem crédito aprovado, além de ofertarmos prazos de pagamento muito mais flexíveis. E quem escolhe é o varejo. Temos um programa de fidelidade que foi criado pensando no desenvolvimento do pequeno e médio varejista. Há desde a possibilidade de utilização desde vales para resgatar e usar como forma de pagamento no e-commerce para reabastecer a loja até um catálogo com milhares de produtos e serviços exclusivos para os lojistas, contando diversos parceiros, cursos EAD, pagamento de contas, crédito combustível e muito mais. As promoções e o sortimento são segmentados de acordo com cada negócio. Desta forma, o varejista recebe apenas o que realmente faz sentido para ele, tornando mais efetivo seu processo de compras – e consequentemente o de vendas.

Anuário ABAD – Olhando para o cenário nacional, quais as suas perspectivas para o próximo ano?
Campos –
Eu acredito, cada vez mais, em uma transformação do mercado com o crescimento do varejo por meio de uma grande base de colaboração. Além disso, acredito que a digitalização vai atingir cada vez mais toda a cadeia do varejo, levando a desenvolvimentos regionais e até mesmo a nível nacional por meio de novas oportunidades. Com o Compra Agora, por exemplo, cada um dos parceiros envolvidos no processo, como as indústrias e distribuidores, pode agregar ao mercado da sua própria maneira. As indústrias entendem o que podem oferecer ao pequeno varejista em questão de suprimentos, aumentando sua vazão, e os distribuidores, em paralelo, passam a chegar a lojas e locais onde ainda não estiveram com operações cada vez mais eficazes e produtivas, além de impulsionarem negócios para os pequenos varejistas que, progressivamente, oferecem relevância e crescimento à sua região.

Anuário ABAD – Para finalizar, qual a receita do sucesso?
Campos –
Acredito que a receita do sucesso é criar relações de trabalho mais humanas para que as pessoas sejam mais felizes e motivadas, e em um ambiente que traga propósito em uma cultura da inovação. Além disso, como liderança, acredito que para uma empresa ser bem-sucedida é preciso equilíbrio, acolhendo genuinamente, ouvindo e aprendendo, mas também estabelecendo metas, fazendo cobranças e tendo expectativas de desempenho. Devemos desenvolver hierarquias mais horizontalizadas, em que há espaço para falar o que se pensa, exercer um lado criativo e compartilhar ideias sem medo de ser julgado, mas com atividades estruturadas, com organização, planejamento, sem abandono de processos e papéis.

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