Indústria de produtos de limpeza é mais confiante e inflação do setor ficou abaixo do INPC

De acordo com dados do Índice de Confiança do Empresário Industrial Setorial (ICEI), elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), os fabricantes de produtos de limpeza são o segmento mais confiante da indústria nacional em abril de 2023. A categoria, que inclui ainda perfumaria e higiene pessoal, registrou 55,9 pontos, 7,1 pontos acima do índice médio geral, que está em 48,8. De acordo a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla), o cenário de maior estabilidade de preço e fornecimento de insumos para o setor tem ajudado no planejamento das empresas.

“A indústria de saneantes foi bastante prejudicada pela alta nos custos de produção nos últimos dois anos. Como algumas de nossas matérias-primas são cotadas em dólar, a desvalorização do real e os aumentos de custos de energia e combustíveis afetaram o setor, provocando uma queda de 5,7% nos níveis de produção em 2022”, explica Paulo Engler, diretor-executivo da entidade. “Para 2023, temos um cenário mais estabilizado em relação às cotações de insumos e, como nossos associados mantiveram o ritmo de pesquisa e desenvolvimento de produtos, lançamentos estão chegando ao mercado, o que deve levar a um aumento estimado em 2% na produção nacional deste ano”, completa.

Nos últimos meses, a confiança do empresário industrial brasileiro tem registrado baixas consecutivas, tanto que, em setembro do ano passado, o índice nacional era de 62,8 pontos (hoje é 48,8). O setor de produtos de limpeza, no entanto, apesar de também ter oscilado no período, sempre se manteve com expectativa positiva (índices acima de 50 pontos). A estabilidade é tamanha que a média no período, entre setembro de 2022 e abril de 2023, ficou em 55,6 pontos – hoje o índice é de 55,9. “Acredito que o setor tenha identificado, já em 2022, que a queda na produção foi um movimento pontual de ajuste de mercado, mas a indústria de saneantes ainda tem muito espaço para crescimento no Brasil, especialmente, com os preços de insumos estabilizados”, analisa Engler.

Outra consequência positiva da estabilização dos preços das matérias-primas é o controle da inflação nos preços de produtos de limpeza. “No ano passado, o setor foi obrigado a repassar parte do aumento dos custos ao consumidor, mas, em março deste ano, por exemplo, enquanto o INPC geral apontou alta de 0,64%, a categoria artigos de limpeza apresentou elevação de 0,05%. No acumulado do ano, a categoria teve elevação de 1,49% e o índice geral ficou em 1,88%”, informa Engler.

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