No primeiro trimestre de 2023, três em cada quatro brasileiros (76%) afirmaram estar dispostos a realizar compras online diretamente por meio de publishers que possuem funcionalidades de comércio eletrônico. Esta nova descoberta vem de uma pesquisa com 1.000 consumidores realizada pela Criteo, empresa de commerce media.
E, à medida que os consumidores expandem além de marketplaces online e mecanismos de busca para realizar suas compras online, a commerce media abre novas oportunidades para profissionais de marketing e publishers.
Embora a jornada do consumidor tenha mudado, uma coisa permanece a mesma: os consumidores querem experiências relevantes, independentemente de onde estão vendo os anúncios. 41% dos entrevistados dizem que os anúncios digitais nos publishers são sempre ou quase sempre relevantes, e outros 23% acreditam que a relevância dos anúncios os ajuda a decidir se devem fazer uma compra. No entanto, um terço dos consumidores (34%) diz que, atualmente, os anúncios nos publishers não são relevantes ou são “irritantes”, o que deixa uma grande parcela da população cujas necessidades não estão sendo atendidas no ambiente atual, apesar de sua vontade de comprar nos publishers.
“Estamos vendo uma grande oportunidade para os publishers usarem seus dados first-party para gerar novas fontes de receita por meio da venda de anúncios para marcas”, diz Tiago Cardoso, Managing Director para América Latina na Criteo. “No entanto, a otimização das receitas de vendas digitais requer uma combinação entre uma correspondência mais precisa de anúncios com artigos nos sites, com base nas preferências e interesses de seus públicos. E, talvez o mais importante, os publishers precisam continuar construindo a confiança dos consumidores online, o que acabará por diferenciar o sucesso das campanhas das marcas no novo mercado digital”.