Preservando o poder de compra

Soluções inteligentes para clientes em um cenário econômico desafiador

As indústrias, em geral, prestam serviços diretamente a dois tipos de empresas: empresas de grande porte, geralmente mais distantes do parque fabril, e aquelas situadas em regiões próximas, geralmente de menor porte. E lidar com essa logística no Brasil, que é um país com extensões territoriais consideráveis, pode se tornar muito caro. Como alternativa a isso, as indústrias costumam contar com dois parceiros estratégicos: os Distribuidores e os Atacadistas.

Essas empresas, no entanto, também se deparam com alguns desafios na hora da venda e da entrega de seus produtos. Seria um sonho se elas conseguissem gerenciar os estoques dos seus clientes e só sair com a mercadoria depois de receber um pedido, mas não é exatamente isso que acontece. É bastante comum vermos caminhões de venda saindo cheios, percorrendo suas rotas e retornando com muitas mercadorias. E isso afeta diretamente o estoque, principalmente dos atacadistas.

Na ponta, quando chegam nos clientes, os problemas continuam. Em muitas situações o cliente, que não planejou a compra, precisa da mercadoria mas não dispõe de recursos para efetuar o pagamento na hora, ou então, acaba aceitando o prazo de pagamento estipulado pelo Distribuidor ou Atacadista, que geralmente é curto. E mais uma vez, uma dificuldade enfrentada pelo cliente pode impactar o estoque dessas empresas, que continuam cheios.

Os custos de uma venda mal planejada

Pode não parecer, mas manter grandes estoques nos Atacadistas e Distribuidores implica em custos consideráveis. Por isso, o ideal é que o tamanho do estoque seja ajustado conforme a demanda, mas isso é, mais uma vez, um grande desafio a ser enfrentado. E para solucioná-lo, é preciso apoiar a saúde financeira do próprio cliente.

É responsabilidade do Distribuidor e do Atacadista auxiliar no momento da compra, já que essa ação pode não só impactar a gestão financeira desse pequeno negócio, como influenciar diretamente o seu poder de compra. E isso, naturalmente, reflete nos resultados de venda do Distribuidor e do Atacadista.

De maneira simplificada, o apoio ao cliente pode acontecer de duas maneiras:

  • Facilitar o acesso deles a boas práticas de gestão que ensinam como manter estoques compatíveis à demanda, que evitem rupturas e perdas por excesso;
  • Utilizar ferramentas que facilitem a tomada de decisão com relação à capacidade de compra e venda.

Além disso, é importante compreender a real necessidade dos clientes com relação ao prazo de pagamento. Avaliar isso em conjunto com os dados comportamentais de compra, de vendas e dos recebíveis do cliente levará a gestão a outro patamar, e se torna um grande diferencial.

A Nexxera, empresa do Grupo Nexxees, proporciona aos Atacadistas e Distribuidores a garantia real de que o pagamento será realizado, mesmo que efetuado em prazos mais longos. Por meio de portais, o cliente recebe orientações sobre a melhor estratégia de pagamento e parcelamento, e tem autonomia para tomar a melhor decisão. 

Com o conhecimento sobre como pode pagar, quanto pode desembolsar e o valor aceitável por parcela, aliado a facilidades relacionadas a garantias estruturais já implementadas, certamente mais compras serão realizadas, impulsionando naturalmente o crescimento das vendas. 

Um dos principais ativos do Grupo Nexxees, que já processa mais de 1,1 milhão de empresas e movimentou mais de R$ 7,3 trilhões entre pagamentos e recebimentos, está no know-how e na inteligência de dados adquiridos ao longo de 31 anos de história gerenciando contas a pagar e receber, fluxo de caixa e riscos. A missão do Grupo Nexxees é auxiliar os clientes a compreenderem suas finanças e a operarem com os menores custos possíveis, seja em relação a juros, finanças ou estoque. Anualmente, o Grupo já concede mais de R$ 20 bilhões em créditos, minimizando riscos, custos e perdas, provendo segurança aos provedores de capital e aos tomadores para sustentar e expandir seus negócios. E tem construído diversas plataformas junto às indústrias e varejo, analisando os processos e construindo uma via saudável para prover aos Atacadistas e Distribuidores. Saiba mais aqui.

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