Como a automatização financeira para distribuidoras transforma desafios em oportunidades

A gestão financeira é uma atividade crucial para qualquer tipo de negócio, mas se torna ainda mais necessária em mercados complexos e dinâmicos. No entanto, muitas empresas enfrentam desafios significativos na hora de executar suas rotinas financeiras, principalmente quando os processos utilizados são lentos e manuais.

Entre atacadistas e distribuidores, é comum encontrarmos grandes equipes realizando as rotinas financeiras, como a consolidação de extratos de diversas contas correntes distintas para fechar o caixa, pagamentos em internet bankings com tokens, ou acessando soluções de crédito de maneira manual, e isso tem dois impactos principais: o fato de que a conciliação bancária – que identifica os valores que entram e os valores que saem – demora mais do que o esperado para acontecer, fazendo com que decisões importantes precisem de tempo para serem avaliadas. Além disso, a assertividade é baixa, aumentando a probabilidade de erros que podem comprometer a integridade das informações financeiras e estratégicas da empresa.

Outro desafio enfrentado por empresas deste segmento é a necessidade de controlar todos os recebíveis de cartões. Com volumes e valores altos, a necessidade de automatizar esse processo vai além da otimização de tempo das equipes envolvidas, pois reflete diretamente na transparência e confiança que a empresa precisa ter diante destas transações financeiras, como a confirmação de venda e a taxa aplicada pela adquirente, para minimizar o risco de perda de informações.

Além de tudo isso, ainda existe a dificuldade de lidar, de maneira organizada e eficiente, com toda a cadeia de fornecedores. Hoje em dia, ter um canal centralizado de informações, onde é possível garantir as premissas dos serviços prestados pelo fornecedor por meio de acordos comerciais, organizar a logística de entrega de mercadorias e possibilitar a melhoria contínua do fluxo de caixa do fornecedor e da própria empresa, é um grande diferencial.

São muitos pontos críticos que precisam ser avaliados, por isso, mais importante que ter acesso às soluções que atendam essas necessidades, é importante contar com empresas que saibam fazer um correto diagnóstico do que a empresa realmente precisa e prioriza para, então oferecer os melhores sistemas e serviços para atendê-los. E melhor ainda se eles estiverem integrados e conectados, garantindo a eficiência, a transparência e a inovação, que no universo financeiro e mercantil, são primordiais para o crescimento e a evolução dos negócios.
A Nexxera é líder em soluções financeiras e mercantis e possui mais de 30 anos de experiência, a empresa promove a combinação de tecnologia avançada com serviços que promovem a simplificação e a otimização de processos bancários e financeiros nos mais diversos segmentos, além de proporcionar soluções para estruturação de oferta ou acesso a crédito de forma totalmente digital e rápida. Conheça o site e veja as soluções que ajudam atacadistas e distribuidores a evoluírem a sua rotina financeira.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*