Artigo: não tem almoço (frete) grátis

Por Taise Kodama*

“Quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Esta é uma máxima popular bem antiga, que talvez a geração Z nem conheça. Mas quando a palavra “grátis” aparece, certamente o gatinho preto do TikTok já está desconfiado. Será mesmo? Estamos mais desconfiados como consumidores ou mais informados e munidos de ferramentas para decidir? No final de abril, no dia 28, é o Dia do Frete Grátis. Diante da data, vale repensarmos além da oferta em si, mas o quanto o significado de ultra conveniência tem ganhado relevância nas identificações com marcas e nas tomadas de decisão.

Muitos especialistas em inbound marketing vêm falando que a lógica do funil de conversão já foi para o espaço e que sua lógica linear dá lugar ao looping de mercado. É uma lógica menos “top-down” e circular, onde o comportamento do consumidor é considerado em suas complexidades, entendendo melhor o processo de compra e, principalmente, o pós-compra; o relacionamento e a fidelidade.

Podemos destacar três tópicos importantes desta lógica: o entendimento profundo do comportamento do consumidor (e não necessariamente de compra); uma visão mais abrangente desta jornada; e a compreensão de pontos de melhoria na conversão.

Aí nos perguntamos: numa dinâmica de performance e vendas onde entram o branding e o design? Entram do início ao fim, da marca à experiência, num processo constante e retroalimentado de construção de valor. Uma vez que o consumidor busca menos fricção, para nós, que desenhamos estratégias e jornadas, na verdade, ele busca o caminho mais simples de resolver seu problema imediato. E isso, sim, tem muito valor. Pensar marca além dos desenhos e conceitos, mas entregar na prática e entender que estratégia, design, arquitetura, digital, todas as disciplinas trabalham em conjunto na construção das experiências de marca.

Neste aspecto, precisamos tirar o branding das mesas de reuniões e colocar na mesa da cozinha. Pensar branding tem que deixar de ser um momento pontual e solene e ser, sim, uma prática diária, exercida por todos os atores, nos cenários em que a marca se apresenta.

Mais do que pensar marca, construir experiência

A experiência, às vezes, pode ser invisível aos olhos, mas ela é sentida pelas pessoas. E a construção destes significados, a expressão destes momentos pode ser muito personalizada – e mais do que colocar o nome do consumidor, poder se relacionar com seu universo simbólico, com seus padrões de valor.

Pensando dentro desta mesma lógica, ao avaliar os dados, não devemos apenas coletá-los, mas interpretá-los e aplicá-los em soluções de melhoria. Com isso, começamos a aproximar o discurso das marcas às práticas, que, no final do dia, é o que gera a experiência. Talvez possamos aprender que investir em experiência não é necessariamente investir em complexidade. É investir em ativos de significados.

Quando a Amazon e o Mercado Livre passam a operar também na logística de entregas e revolucionam o “como as pessoas compram e recebem” passamos a entender de uma forma diferente também a revolução na facilitação do consumo que isto gera. Vai bem além de um movimento de frete grátis, de programa de recompensa. Vai num sinal claro e concreto de que hoje podemos comprar de uma forma bem mais simplificada e rápida.

Ao vermos vans e até aviões do Mercado Livre, entendemos bem este sinal, esta lógica, já estamos acostumados a ver as marcas nas ruas.  Ao recebermos os produtos em nossas casas, percebemos que, além desta estrutura visível e formal, há também os parceiros que encontram soluções de renda extra nos trazendo os pacotinhos amarelos, a “Tiffany Blue Box” do dia a dia.

Qual experiência vale mais, tem maior significado? Depende. Já conheço a pessoa que sempre me entrega aos sábados, mãe solteira que complementa renda sendo parceira de entregas. No meu caso, o Celta branco dela tem mais significado do que a van amarela, mas são todos sinais claros. Se para um lado individual o consumo fica mais fácil, para um lado coletivo, nos traz reflexões: onde esse consumo nos leva? Isso tudo vai além de um movimento de marca e se incorpora a um novo comportamento que, como todas as transformações, tem suas oportunidades e desafios. 

E no mês de abril, que tem o Dia do Frete Grátis, esse texto também não é de graça. Ele nos convida a pensar (de forma circular) além da venda, das marcas, das estratégias e das experiências e provoca-nos sobre a importância do acompanhamento constante dos movimentos de marca, da ampliação do debate sobre o tema de marcas e o tamanho dos impactos individuais e coletivos dessas transformações.

* Partner e head de Design & Digital da consultoria de marca e experiência Gad

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