Mercearia Salgada

Uma cesta que abriga categorias ligadas à saudabilidade e à indulgência, a mercearia salgada apresentou, no ano que passou, crescimento de 1,4% em valor e redução de 2,0% em volume, de acordo com o Painel de Lares, levantamento produzido pela consultoria Kantar Worldpanel. O azeite, tido como mais saudável que o óleo de cozinha, e o salgadinho, um dos ícones da indulgência, são alguns dos destaques da cesta.

Deborah Maeda, diretora de Varejo e Clientes da consultoria, explica que a categoria de azeite que mais cresceu foi a dos sofisticados, portanto, mais caros. Em 2019, azeite teve crescimento de 4,2% em valor. “Os consumidores estão substituindo o óleo pelo azeite, mais saudável e saboroso”. No caso do salgadinho, “uma categoria que trabalha apenas a indulgência”, a indústria, no ano passado, disponibilizou vários tamanhos de embalagem com preços diferenciados. Outro estudo da Kantar, o Consumer Insights 2019, apontou que o consumo de salgadinhos cresceu dentro e também fora do lar.



Com um portfólio de mais de 300 produtos entre molhos, temperos, conservas e produtos étnicos, a Sakura Nakaya Alimentos vem apresentando, nos últimos anos, crescimento em torno de 7,5%. O carro-chefe da empresa é o shoyu, molho de soja produzido desde a fundação da empresa, há 80 anos. Sua fabricação envolve um processo de fermentação 100% natural, sem o uso de grãos transgênicos e glúten. Por conta disso, o shoyu vem crescendo no mercado de saudáveis e naturais. De início, o molho era fabricado para atender as famílias de descendentes orientais residentes no Brasil, mas com a massificação e a internacionalização da culinária asiática, no final do século passado, o produto passou a ser conhecido e consumido pelos brasileiros.

A chegada da pandemia da Covid-19 levou a empresa a postergar para o quarto trimestre deste ano os lançamentos que estavam programados. Presente em mais de 100 mil pontos de venda no Brasil, a empresa detém as marcas Sakura, Missô, Kenko, Bravo e Aji No Shoyu.

Há mais de 30 anos, Sazón é uma das marcas de tempero mais conhecida dos brasileiros. Produzido pela Ajinomoto do Brasil, Sazón oferece diversas versões para cada tipo de prato, além de permitir que o consumidor inove e adicione seu toque pessoal às preparações. No ano passado, a empresa lançou uma versão exclusiva para ser usada com pipoca no sabor Cebola e Salsa.

A Ajinomoto do Brasil atua em segmentos essenciais para a sociedade, como os que envolvem os setores de alimentação, rações, produtos farmacêuticos, agricultura e insumos destinados a diversas indústrias brasileiras. Por esse motivo, a empresa manteve suas operações durante a quarentena, com adaptações na estratégia de comunicação das marcas. Para facilitar a vida dos consumidores, lançou embalagens de menor desembolso dos temperos Sazón. Em julho, relançou três versões bastante conhecidas: Verde (para frango), Amarelo (para legumes) e Sabores do Nordeste, em versões com oito sachês em vez de 12. Entre os lançamentos mais recentes estão as novas versões de tempero Sazón para pipoca, nos sabores Manteiga e Churrasco, a nova linha Sazón Tempera & Prepara, e VONO Chef Creme de Cebola com sódio reduzido.

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