Artigo: O marketing digital jamais sustentará a sua marca sozinho

Por Ricardo Tarza*

Segundo dados da Statista, as marcas investiram cerca de US$ 680 bilhões em marketing digital em 2023, 10% a mais comparado ao ano passado. E o crescimento da área não para por aí. Ainda de acordo com o estudo, a expectativa é que esse montante atinja US$ 910 bilhões até 2027.  

De fato, não há como negar a importância do “digital”. Além dos próprios números, o avanço do conceito é tamanho que já se tornou comum nos referirmos a ele como um sinônimo para qualquer ação do setor, não apenas como uma das áreas a serem exploradas. 

Embora essa preferência seja compreensível, acredito que muitas empresas estão “perdendo a mão” na questão. O entusiasmo das marcas em explorar o mundo do marketing digital atingiu um ponto em que, por vezes, parece haver um exagero no número de publicações em suas redes sociais. 

Hoje, num mercado tão concorrido e competitivo, as companhias precisam entender que a construção de uma reputação não passa somente pela publicação de uma imagem ou um vídeo sobre um produto. É preciso que o marketing seja muito bem elaborado e estruturado, capaz de mostrar verdadeiramente toda a expertise da empresa por meio de conteúdos estrategicamente integrados. 

E a integração não deve se limitar apenas aos formatos digitais, como blogs e e-mails. Ela deve abranger também meios offline, como materiais impressos, eventos presenciais e, até mesmo, a publicidade em mídias tradicionais. Isso está longe de querer dizer, no entanto, que a tecnologia precisa ficar de fora das ações.  

Estratégias envolvendo o cada vez mais influente universo imersivo, baseado nas tecnologias de realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e mixed reality (MR), também têm uma altíssima relevância no atual cenário. Quanto melhor a empresa conseguir se apropriar de forma conjunta desses diferentes formatos, visando a construção de uma narrativa sólida no entorno de sua marca, maior também será o resultado da campanha. 

Um exemplo prático é a contratação de influenciadores digitais. Por mais que essa estratégia seja habitual hoje em dia, tenho percebido que diversas companhias tentam utilizar a imagem do contratado apenas para publicações genéricas, sem se preocupar em atrelar a mensagem ao posicionamento da marca.

Por outro lado, imagine uma corporação que aproveite o personagem para produzir peças estratégicas, mapeando a possibilidade de estruturar materiais para diferentes frentes, produzindo filmes publicitários que sejam capazes de inserir a marca e o influenciador como verdadeiros protagonistas da história. Nesse segundo caminho, o marketing digital é apenas mais um dos canais para a divulgação de um conteúdo vasto, que tem como base um universo que alia textos a imagens de forma muito mais sólida e estruturada. 

Outro exemplo interessante pode ser dado diante da organização de eventos ou ações presenciais. Além de conseguirem desempenhar um papel significativo na construção de uma narrativa mais próxima e viva junto aos consumidores, algo muito apreciado, sobretudo no contexto atual de pós-pandemia, tais projetos contribuem ainda para a construção de materiais mais interessantes e encantadores para a própria rede social da marca. Ou seja, o marketing digital estará presente na campanha, mas será o marketing integrado que permitirá que o conteúdo construído para o digital seja poderoso. 

A verdade é que já não há mais dúvidas sobre a importância do marketing digital para as empresas. No entanto, vale destacar que a verdadeira chave para o sucesso reside na construção de um conteúdo integrado e em estratégias que se complementam. 

Sem esse cuidado meticuloso, a eficácia das ações digitais tende a diminuir consideravelmente em comparação àquelas marcas que dedicam tempo na construção de todos esses detalhes. É hora dos gestores de marketing se sintonizarem com esse movimento e perceberem que o sucesso no cenário digital vai além da mera presença online – afinal, é a harmonia entre estratégias que faz toda a diferença.

* Sócio e diretor de inovação e criatividade na DreamOne 

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*