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Caminhão elétrico e-Delivery da Volskwagen realiza testes em condições reais

O futuro já chegou na Volkswagen: o caminhão elétrico e-Delivery já faz história em testes em condições reais de operação em São Paulo e será o primeiro veículo pesado elétrico desenvolvido e produzido no Brasil. Ao entrar no veículo o motorista pode sentir-se em casa ao ver o painel de instrumento, teclas e uma série de itens de cabine comuns ao caminhão e carros VW. É o conforto de carro com robustez de caminhão elétrico e tecnológico.


“Integrar componentes e ampliar a sinergia entre as empresas do Grupo Volkswagen permite aplicar a eletrificação de forma racional no portfólio, dos leves aos pesados, com o benefício do volume alto e excelente performance à redução de custos. Dessa forma a VW Caminhões e Ônibus reafirma seu pioneirismo como a primeira a desenvolver e produzir um caminhão elétrico no Brasil”, comenta Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VW Caminhões e Ônibus.

e-Delivery: já nas ruas de São Paulo


A VW Caminhões e Ônibus foi a primeira fabricante a testar, em condições reais de operação, um caminhão elétrico no Brasil. O e-Delivery já rodou mais de 22 mil quilômetros em testes de engenharia e condições reais de operação na cidade de São Paulo.

Graças a esse teste, que começou na sequência ao anúncio, mais de 16 toneladas de CO² deixaram de ser emitidas na atmosfera e, até agora, o e-Delivery deixou de consumir mais 5 mil litros de diesel. Além disso, o caminhão elétrico é recarregado com 100% de energia elétrica proveniente de fontes limpas, como eólica e solar, 43% de sua energia provém do próprio sistema regenerativo de freios do veículo.

1ª rede de recarga ultrarrápida da América Latina

A Volkswagen, juntamente com Audi e Porsche, empresas que fazem parte do Grupo Volkswagen, firmou em outubro uma parceria estratégica com a EDP, para a instalação de 30 novas estações de recarga de veículos elétricos no País.

Serão 29 postos de 150kW e um posto de 350kW – capazes de reabastecer a bateria de um carro elétrico rapidamente – e mais 30 equipamentos de 22kW (AC). Assim, cada ponto de recarga terá uma estação ultrarrápida e uma semirrápida. Elas serão instaladas nas rodovias Tamoios, Imigrantes, Carvalho Pinto, Governador Mário Covas, Dom Pedro, Washington Luís e Régis Bittencourt.

Esta rede será interligada a outras já existentes no País, conectando um total de 64 pontos de carregamento, formando um corredor de 2.500 km de extensão, ligando os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo e Santa Catarina (de Vitória a Florianópolis).