Estudo, Indicadores e Pesquisa

O estudo do Ranking ABAD/Nielsen, realizado desde 1994, faz anualmente uma ampla radiografia do setor, com informações que auxiliam os planos estratégicos e investimentos das empresas atacadistas e distribuidoras e da indústria. A pesquisa para a composição do ranking é feita a partir de dados fornecidos voluntariamente por empresas associadas à ABAD e suas filiadas estaduais. Essas informações são, posteriormente, analisadas pela consultoria Nielsen em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA). Em 2021, devido à pandemia, o Ranking ABAD/Nielsen 2021 (ano base 2020) foi apresentado virtualmente em maio, em coletiva de imprensa, com a participação dos presidentes das filiadas estaduais da ABAD, que ajudam a compor os números do setor.

Com um conjunto de informações mercadológicas essenciais para a tomada de decisões, o Banco de Dados é um dos principais serviços oferecidos pela ABAD ao associado. A série histórica que vem sendo construída desde 1995 foi interrompida em março de 2021 para dar lugar a um novo conjunto de indicadores, de grande valor estratégico, com dados por região e categoria. A proposta é estruturar uma base de dados robusta com informações relevantes e estratégicas em tempo real.

O estudo Categorias em Destaque, produzido pela consultoria Nielsen, aponta as 50 categorias de produtos que mais se destacaram em 12 meses, apresentando o melhor desempenho em aproximadamente 485 mil pontos de venda do pequeno varejo em todo o país. O levantamento, publicado na edição de novembro da Revista Distribuição e apresentado no Encontro de Valor, ajuda os atacadistas e distribuidores a definir estratégias mais eficientes de distribuição e exposição de produtos, e a indústria pode redefinir ações comerciais e de marketing com base na performance de seus produtos no ponto de venda.

MAIORES ATACADISTAS DISTRIBUIDORES 2021

As empresas que se destacaram como as maiores do setor em seus Estados, a partir dos resultados do Ranking ABAD/Nielsen, recebem o prêmio na Convenção Anual da ABAD.

MELHORES ATACADISTAS DISTRIBUIDORES 2021

Durante a Convenção Anual da ABAD também são premiadas as empresas do setor que se destacaram no atendimento aos varejistas. A pesquisa para apurar os ganhadores do prêmio foi conduzida pela TTL Experience.

Durante o Encontro de Valor, a ABAD entrega o troféu aos vencedores do prêmio Fornecedor Nota 10, que reconhece os melhores fornecedores do setor em 12 cestas de produtos. A premiação, que visa reforçar a importância estratégica da parceria entre indústria e agentes de distribuição, é definida por votação, da qual participam atacadistas e distribuidores associados à ABAD de todo o Brasil.

Em 2020, os ganhadores receberam seus troféus das mãos do presidente da ABAD, Emerson Destro, e do presidente eleito para o biênio 2021/2022, Leonardo Miguel Severini. Confira abaixo as empresas vencedoras.

BAZAR: MELITTA

BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS: PEPSICO

BELEZA: P&G

CALDOS, MOLHOS E CONDIMENTOS: UNILEVER

LIMPEZA CASEIRA: UNILEVER

CANDIES: MONDELEZ

HIGIENE PESSOAL: COLGATE-PALMOLIVE

MERCEARIA DOCE: NESTLÉ

PET: NESTLÉ

MERCEARIA SALGADA: CARGILL

REFRIGERADOS: BRF

BEBIDAS ALCOÓLICAS: HEINEKEN

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*