ABAD anuncia nova Base de Dados

Em breve, o setor atacadista e distribuidor contará com mais um recurso para a tomada de decisões. Durante a ABAD 2021 ATIBAIA – 40ª Convenção Anual do Canal Indireto, a entidade anunciou a criação de um novo e ágil Banco de Dados do setor, que disponibilizará indicadores de mercado e setorial, com informações relevantes e estratégicas para as empresas, em tempo real. Para viabilizar esse novo serviço, a ABAD celebrou parceria com a Neogrid, empresa que desenvolve soluções com inteligência artificial para aumentar as vendas e a rentabilidade de indústrias, varejo e distribuidores.
O presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, explica que a pandemia e a acelerada transformação digital que vem ocorrendo nos últimos semestres mostrou a necessidade de capturar e utilizar dados de forma rápida e cada vez mais consistente. “A reformulação do Banco de Dados ABAD é necessária e urgente. Queremos oferecer ao setor um conjunto de informações precisas e estratégicas que sirvam como ferramenta para uma gestão mais eficiente.”
A pesquisa mensal do Banco de Dados ABAD, interrompida em março deste ano, era realizada desde 1995 com um grupo representativo de empresas atacadistas e distribuidores de todo o País, produzindo um conjunto de informações mercadológicas, incluindo o desempenho do setor em relação ao faturamento.
O problema é que apuração dos dados era demorada e eles acabavam chegando defasados para análise. Com a evolução do mercado, tornou-se imprescindível eliminar esse delay das informações e fundamental refinar os dados para que o estudo continuasse a prestar um bom serviço às empresas. Severini explica que a Neogrid, além de utilizar tecnologias avançadas, já possui vasto relacionamento com a indústria e o varejo. “Faltava fechar esse ciclo incluindo o papel do canal indireto através dos agentes de distribuição”, avalia. O presidente da ABAD acrescenta: “Vamos evoluir na negociação e alinhar os interesses das partes para estruturar uma base de dados robusta com informações relevantes e estratégicas em tempo real.” O novo Banco de Dados trará indicadores por região, por categoria de produtos etc. Com dados precisos e em tempo real, as empresas poderão melhorar o seu sortimento, evitar rupturas e o chamado estoque fantasma, além de aumentar o giro de mercadorias, tornando-se mais competitivas e eficientes.
Na opinião do CEO da Neogrid, Eduardo Ragasol, a parceria com a ABAD é uma oportunidade para conectar ainda mais o setor, criando uma rede para realizar parcerias, análises e estratégias de desenvolvimento. “Os possíveis impactos que antes eram tratados como inesperados na cadeia de suprimentos atualmente precisam ser tratados como prováveis. O Banco de Dados torna as decisões mais efetivas, impactando de maneira positiva os aspectos estratégicos, táticos e operacionais das organizações”.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*