Festas juninas animam produtores de amendoim

O retorno presencial das festas juninas anima os produtores de amendoim, que esperam crescimento da demanda no País neste mês e também em julho. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), as empresas estão preparadas para atender as diferentes necessidades dos consumidores. O portfólio de opções é variado, como os tradicionais paçoca, pé de moleque, pé de moça,  até as versões sem açúcar e vegana.

“O setor está animado com o retorno presencial das festividades, já que este é o período mais importante para a indústria. A Festa Junina movimenta fortemente o consumo de amendoim, um produto com alto custo-benefício, alto valor nutricional, e que faz parte cada vez mais do dia a dia do brasileiro”, afirma Ubiracy Fonsêca, presidente da Abicab.

A produção nacional estimada em 2021 foi de 726,4 mil toneladas, sendo os paulistas responsáveis por 93% desse volume. O consumo doméstico de amendoim no ano passado foi de 1,6 kg por habitante, segundo o IBGE. A média mundial é de 6,0 kg/hab/ano.

Há 21 anos a Abicab implementou o Programa Pró-Amendoim, responsável por garantir a segurança dos produtos de amendoim, tornando o Brasil reconhecido por garantir qualidade e segurança do alimento – cumprindo os requisitos da legislação em relação aos níveis de aflatoxinas e fabricação de produtos à base de amendoim totalmente seguros (auditados e monitorados).

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*