Artigo: Design de varejo, muito mais do que um simples resultado visual da loja

Por Alessandro Novello*

Há tempos o engajamento digital vem crescendo e preocupando as redes que têm forte atuação no varejo físico, no Brasil e em todo o mundo. Mais recentemente vimos uma grande aceleração desse engajamento, o que também trouxe desafios gigantes para o negócio. Apesar desse fenômeno irreversível, a ida às lojas não diminuiu. E os volumes de consumo também não.

O que está em plena transformação – e sempre estará – são os modelos de consumo e a relação dos consumidores com lojas e marcas. A experiência de compra precisa evoluir no mesmo ritmo ou, preferivelmente, ser mais rápida. O cenário exige que lojas e marcas sejam mais inspiradoras, atrativas e confiáveis.

Para encantar o consumidor, boa publicidade, qualidade do produto e lindas embalagens não são suficientes. A reformulação das lojas, o reposicionamento das marcas, a ampliação das ofertas e a melhoria dos serviços são fundamentais e obrigatórias.

Assim, o design de varejo vem para contribuir para que a experiência de compra seja aprimorada e reflita em atração, venda, aderência à marca e manutenção do cliente. E de uma forma mais concreta, o design de varejo, em uma visão mais estratégica, é o grande aliado dos negócios que buscam melhorar imagem de marca, aumentar vendas, reduzir custos operacionais e fidelizar clientes.

Mas todo projeto deve partir de objetivos bem claros, inclusive de investimento. Parte deles já está definida no plano do cliente que, idealmente, é composto por diretrizes de diversas áreas, como marketing, comercial e trade marketing. Mas o design de varejo é uma atividade influenciada por muitos fatores, além do briefing. Ele tem vida própria e é mutante, a partir da sua concepção.

Quando uma boa equipe começa a trabalhar no projeto, é capaz de identificar oportunidades que antes não estavam visíveis. São as subcamadas do projeto que, somadas à experiência e ao repertório dos profissionais envolvidos, são verdadeiros propulsores de valor e personalidade para o trabalho.

Com o plano em mãos, começam as etapas de imersão na marca-produto-ambiente, pesquisa, ideação, desenho, estudo de viabilidade técnica e financeira, prototipagem, produção, implementação e mensuração dos resultados. Vale ressaltar que, mesmo em projetos mais simples, o design de varejo é fundamental para garantir uma execução eficiente e uma implementação bem-sucedida.

Quem contrata os serviços de um especialista está automaticamente incorporando experiência, segurança, produtividade, tranquilidade e economia para o seu projeto. Na outra ponta, um bom projeto de design garante uma encantadora experiência de compra, aumenta a confiança dos clientes nas lojas e nas marcas e, comprovadamente, amplifica os resultados em vendas.

* Diretor de Criação e Design da Green Retail Solutions

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